No fim da semana passada (20-22/03) começaram as atividades letivas do ODEERE/UESB – aula inaugural da segunda turma do Mestrado (PPGREC) e dos cursos de Extensão 2015. Renovamos nossa luta marcada pela celebração do Dia de Combate à Discriminação Racial, que já acontece há 10 anos.
A abertura iniciou com uma palestra da Profa. Raquel Souza (UFBA), abordando leituras visuais a partir das fotografias negras e expressões anarquistas. Logo em seguida tivemos a certificação dos egressos dos cursos de Extensão 2014 e a continuidade do módulo de Linguagens Visuais e Cultura.
Também marcou esse encontro o lançamento do livro ODEERE: formação docente, linguagens visuais e legado africano no sudoeste baiano.
Sem querer reinventar a roda, segundo o Prof. Dr. Edson, a livro incia nas suas orelhas contando um sonho que se relaciona à história da população afro-brasileira. E, sobretudo, a história do ODEERE e como ele tem sido importante para dar visualidade ao negro e ampliar as discussões e positivação da identidade sociocultural dessa população em nossa região.
Essa literatura foi selecionada pelo edital de publicação da Editora UESB e possui textos de quatro professores/pesquisadores, sendo que dois deles são naturais de Jequié. Também é um marco na história do ODEERE por ser o primeiro livro publicado a partir das pesquisas desenvolvidas pelo órgão.
O livro está à venda no ODEERE, nas Editoras UESB e Cultura, veja link.