Em reunião ontem (25/02) diretores sindicais do SINSERV e SIND ACS/ACE não conseguiram encaminhar a proposta destinada a escolha dois nomes para conselheiros, que comporão a representação dos trabalhadores da nova gestão do Conselho Municipal de Saúde (CMS).
O SINSERV sugeriu ampliar a representação das entidades sindicais no CMS. Com isso, abdicando da opção de representantes dos trabalhadores e pleiteando a inclusão da entidade na “representação dos usuários”.
De acordo com Maria Neide (presidente do SINSERV) a discussão de saúde do município é ampla. Por isso é importante que o SINSERV – que atualmente apresenta grande quantidade de associados ocupando várias instâncias trabalhistas – esteja na base de usuários, pois terá a condição de abranger as discussões de saúde de uma forma geral. Isto é, não apenas no âmbito trabalhista, mas também discutir sobre as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) e os problemas de saúde do município de Jequié como um todo.
A partir desse ponto, as entidades sindicais decidiram que enviarão documento ao Conselho Eleitoral do CMS formalizando os encaminhamentos. Ainda informando os nomes que comporão a representação dos dois sindicatos nas categorias de trabalhador e de usuário.
Lembrando que as eleições do CMS tinha data prevista para dia 27/02. Com a mudança eventual, Rita Rodrigues (atual presidente do conselho) sugeriu adiar o processo eleitoral para uma data a ser definida.
Texto e fotos: Antonio Argolo/SINSERV