destaques Notícias

Associação dos Amigos do Museu Histórico de Jequié (ASSAM) empossa nova diretoria

Quinta-feira (13/11) a Associação dos Amigos do Museu Histórico de Jequié (ASSAM) empossou sua nova diretoria e os Conselhos Consultivo e Fiscal para mais um biênio. A solenidade de posse ocorreu no Auditório da ACIJ e contou com a presença da imprensa e de várias pessoas ligadas a cultura, história e memória de Jequié.
 
Na transmissão de posse o presidente anterior, Raymundo Meira Magalhães, foi homenageado com a “Presidência de Honra”.
 
Composição da diretoria da ASSAM
A nova DIRETORIA ADMINISTRATIVA tem a seguinte composição: Presidente – Maria Lucia da Silva Teixeira; Vice Presidente – Isac Cunha do Nascimento; 1ª Secretária – Maria Elisia; 2ª Secretária – Eliana Maria Ramos de Oliveira; 1º Tesoureiro – Antonio Argolo Silva Neto; 2º Tesoureiro – Ana Meira Sales; Assessoria de Comunicação e Eventos – Manoel Souza Andrade; Diretor do Departamento de Projetos e Ações Deliberativas – José Luiz Negão; Coordenadora do Departamento de Atividades e Inclusão Sociocultural e Educacional – Maria Luiza Prisco Cardoso Gusmão; Coordenador de Manutenção e Preservação do Acervo Memorial Patrimonial – Manuel da Silva Santana.
 
CONSELHO CONSULTIVO: Raymundo Ernesto Meira Magalhães; Antonio Argolo Silva Neto; Eliana Maria Ramos de Oliveira; Ana Meira Sales; Ivone Nereide; Deraldo Cunha Souza; Maria Lúcia da Silva Teixeira; Osvaldo Rodrigues Novais Filho; Manuel da Silva Santana; José Luiz Negão; Eleni Brito Fonseca; Zélia Barros. CONSELHO FISCAL: Raymundo Ernesto Meira Magalhaes; Antonio Argolo Silva Neto; Eliana Maria Ramos de Oliveira; Deraldo Cunha Souza; Luiz Aroldo Vieira; Maria Lúcia da Silva Teixeira; Ana Meira Sales; Eleni Brito Fonseca.
 
A cerimônia foi importante para gerar uma mobilização diante das ações e dos projetos, que precisam ser desenvolvidos visando resgatar o acervo histórico, atualmente em poder da Prefeitura Municipal. Até porque existe uma grande demanda de pessoas, alunos e pesquisadores que necessitam acessar essas informações para produzir pesquisas e conhecer mais sobre o lugar onde vive.
 
Situação do acervo histórico
Desde o ano passado o Museu Histórico de Jequié está fechado para reforma. Na época o acesso foi restrito apenas aos trabalhadores da obra e até o presente ainda não se sabe, ao certo, como se encontra o acervo.
 
Como não houve uma consulta à ASSAM (tutora legítima do patrimônio doado pela comunidade), a nova diretoria decidiu impetrar uma ação judicial requerendo o direito de acessar o Museu e o acervo que pertence à associação.
 
A ASSAM reconhece que esse material precisa ser resgatado e contemplado nas ações culturais e educativas do município. Portanto, inicia sua gestão criticando a ausência da Prefeitura quanto ao descaso e silenciamento da memória pública de Jequié.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *