Notícias

Agentes penitenciários aderem à paralisação estadual de 48 horas

Cerca de 600 agentes penitenciários em toda a Bahia aderem, na manhã desta terça-feira (30) à paralisação de 48 horas dos servidores estaduais. Os trabalhadores do sistema prisional suspendem as atividades do setor administrativo até as 8h da próxima quinta-feira (1º), o que impede também a realização de visitas externas aos presos. Esta é a segunda paralisação dos agentes em uma semana.

De acordo com a diretoria do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb-BA), a decisão de aderir ao movimento ocorreu devido à falta de avanços nas negociações para o pagamento da URV para os servidores do executivo e em protesto pelo envio do Projeto de Lei 19.394/2011 que modifica a legislação do Sistema de  Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv), criando elementos como o fator moderador e a coparticipação na utilização de serviços médicos e hospitalares.

Para o coordenador geral do Sinspeb-BA, Roquildes Ramos, a paralisação inclui os servidores públicos de um modo geral, como saúde e segurança. “Essa paralisação é em razão do tratamento que o governo do Estado está dando aos funcionários, especialmente com relação ao Planserv. Os servidores penitenciários estão fazendo a sua parte”, disse.

Serviços suspensos – Por conta da paralisação, serviços como visitas e toda a parte administrativa nos complexos prisionais estão suspensas até a quinta-feira. “A área de segurança interna está funcionando normalmente, mas 100% do administrativo está parado”, explicou Roquildes, que se reúne com outros servidores em um ato em frente à Penitenciária Lemos de Brito, na Mata Escura. O clima está tranquilo no local e não há protestos de familiares.

Fonte: A Tarde

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *