Notícias

Farc libertam dez reféns na Colômbia

Visivelmente emocionados, com roupas limpas e barbeados, ainda que bastante magros, os dez policiais e militares que foram libertados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) chegaram à cidade colombiana de Villavicencio em um helicóptero brasileiro. Após uma missão que se prolongou durante mais de cinco horas, os policiais e militares chegaram aparentemente em bom estado de saúde.

Os libertados são os militares Luis Alfonso Beltrán Franco, Luis Arturo Arcia, Robinson Salcedo Guarín e Luis Alfredo Moreno Chagüeza, e os policiais Carlos José Duarte, César Augusto Lasso Monsalve, Jorge Trujillo Solarte, Jorge Humberto Romero, José Libardo Forero e Wilson Rojas Medina, todos sequestrados entre 1998 e 1999. 

 

A libertação foi realizada na zona rural entre os limites do Departamento de Meta e Guaviare. Os libertados desembarcaram no aeroporto de Villavicencio (110 quilômetros ao sul de Bogotá), de onde partiu pela manhã a missão humanitária, num helicóptero Cougar da Força Aérea Brasileira. Esta é a quarta operação humanitária que a Cruz Vermelha realiza com apoio logístico e técnico do estado brasileiro, desde 2009. As Farc – guerrilha mais antiga da Colômbia, com 47 anos de sangrenta luta contra o estado – garantem que estes são os últimos reféns militares que mantêm em seu poder.

 

Reféns – Os militares e policiais são os últimos “passíveis de troca”, como a guerrilha denominou um grupo de sequestrados que chegou a superar setenta pessoas. A intenção das Farc era entregar esse grupo em troca da libertação de 500 guerrilheiros presos. Segundo a Fundação País Libre, entre 2002 e 2011, as Farc realizaram 2.678 sequestros. A organização calcula que na Colômbia restariam nas mãos de diferentes grupos armados 405 colombianos.

Segundo a ONG, entre 1º de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2011, 186 pessoas foram feitas reféns pelas Farc, período no qual esta guerrilha aumentou o sequestro de 45 para 77 casos. A fundação aponta que 79% dos sequestros perpetrados pelas Farc nesse período foram de caráter extorsivo (por dinheiro), sendo que os alvos eram quase sempre homens (92%).


Os departamentos mais afetados pelos sequestros da guerrilha mais antiga da América nos últimos três anos são Arauca (26 casos), Cauca (24), Meta (18) e Putumayo (16). Quase todas as pessoas sequestradas pelas Farc entre 2009 e 2011 são colombianas, apenas cinco são estrangeiras. 
 

 

(Com agência AFP)

 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *