Notícias

Jequié: Diretor do Museu foi surpreendido com as trocas dos cadeados de acesso ao prédio

A secretaria municipal da Cultura e Turismo foi surpreendida na tarde desta quarta-feira (21), por uma ação desastrosa do Departamento de Patrimônio vinculado à secretaria Municipal da Administração.

O coordenador do Museu Histórico de Jequié (espaço sob a gestão da SECUT), Raymundo Meira Magalhães, contou a redação do “Enfoque Cultural” que, por volta das 14h:15min, como faz diariamente, abria o Museu quando foi surpreendido por homens com alicates em mãos cortando todas as correntes e cadeados existentes no espaço cultural. Ao serem interpelados sobre quem teria determinado a ação, já que não portavam nenhum ofício, nenhuma palavra foi respondida ao coordenador, dando continuidade ao arrombamento dos cadeados.

Tudo ocorreu diante das servidoras públicas, senhoras Gildete e Ivone Nereide, que estão a serviço no Museu Histórico Cel. João Carlos Borges. O jornalista Raymundo Meira, pessoa de certa idade e de grande prestígio no município de Jequié, responsável pela coordenação do espaço cultural desde a gestão do ex-prefeito Reinaldo Pinheiro, chegou a ter uma indisposição no momento da invasão, sendo necessário ser acolhido pelas funcionárias que, em seguida, informaram a situação ao secretário da Cultura e Turismo, Robério Chaves, até então, também não havia sido comunicado oficialmente de mais uma “trapalhada pública” da administração atual.

Meira contou ainda que, algum tempo depois da invasão, por volta das 17h., procurou o prefeito Luiz Amaral para narrar o fato, e saber quem teria autorizado a ação. De acordo com o coordenador, o prefeito teria respondido a ele que também não sabia do ocorrido, se comprometendo a verificar e, em seguida, esclarecer sobre o assunto.

Procurada, a secretaria de Cultura e Turismo informou que terá reunião com o prefeito o quanto antes, para obter esclarecimentos, já que nem o órgão responsável pela gestão do Museu Histórico teria sido comunicado, previamente, sobre qualquer intervenção de outras secretarias municipais num espaço gerido pela SECUT. Por ora, a determinação do secretário Robério Chaves, é para que sejam substituídos, novamente, todos os cadeados colocados hoje pelos homens que praticaram a ação. O coordenador Raymundo Meira, ainda aguarda atônito por uma retratação do poder público, quanto à lastimável atitude de desrespeito.

 

(Alysson Andrade)

 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *