destaques Notícias

Entenda o porquê da nossa luta

Nesse texto, o nosso diretor, Cláudio Figueiredo, traz um contexto histórico de luta do sindicato e da categoria, relativizando com os demais órgãos da nação.

Confira:

Nos últimos meses, os servidores municipais de Jequié têm se unido em uma luta incansável por justiça salarial e valorização de seus direitos. As demandas apresentadas pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jequié e Região (Sinserv) ao Executivo Municipal têm sido claras e legítimas, refletindo a preocupação com a perda do poder de compra dos trabalhadores e suas famílias. A situação se agravou a ponto de muitos servidores enfrentarem dificuldades para prover o sustento de suas famílias, inclusive, existe funcionários recebendo salários abaixo do mínimo estabelecido.

Nesse contexto, o movimento sindical tem se empenhado em sensibilizar o prefeito Zé Cocá da importância de atender às demandas dos servidores. O Sinserv, por meio de mobilizações, assembleias e negociações, tem buscado um diálogo construtivo e efetivo, visando a reivindicação de um reajuste salarial de 19,5% e o cumprimento de direitos fundamentais.

A mobilização não é apenas uma busca por aumento salarial, mas sim uma luta pela dignidade dos servidores e suas famílias. Muitos pais e mães de família que dedicam seu trabalho ao serviço público têm enfrentado dificuldades crescentes devido à defasagem salarial. É uma realidade que não pode ser ignorada, especialmente em um cenário em que o próprio Senado aprovou um reajuste do salário mínimo, reconhecendo a necessidade de manter o poder de compra dos trabalhadores.

O histórico de luta do Sinserv demonstra o comprometimento desses servidores em buscar condições dignas de trabalho e salários justos. A participação em assembleias, a organização de paralisações e a atuação do sindicato como intermediário nas negociações refletem a determinação em alcançar resultados satisfatórios. A rejeição unânime da proposta de reajuste de 4%, assim como a busca por uma reabertura das negociações, revelam a coesão da categoria.

Além disso, o Senado reconheceu a importância de valorizar os trabalhadores ao aprovar uma medida provisória que reajusta o salário mínimo. Essa medida, que já foi aprovada pela Câmara com ampla maioria, destaca a relevância de garantir um salário digno para os trabalhadores. A medida provisória, publicada em 1º de maio, reajustou o valor do salário mínimo de R$ 1.302 para R$ 1.320, demonstrando um compromisso com um ganho real acima da inflação.

Diante desse cenário, é crucial que a gestão municipal compreenda a urgência de atender às demandas dos servidores de Jequié. A união e determinação desses servidores são um exemplo a ser seguido, mostrando que quando se luta por direitos justos, a voz coletiva pode gerar mudanças significativas. A aprovação da medida provisória pelo Senado reforça a importância de valorizar os trabalhadores, e a mobilização dos servidores de Jequié reflete o desejo legítimo de buscar uma melhoria em suas condições salariais e de trabalho.

Portanto, considerando o reajuste do salário mínimo aprovado pelo Senado e o compromisso demonstrado pela gestão pública em outras esferas, reforçamos a necessidade de atender às demandas dos servidores municipais de Jequié. A proposta de reajuste de 19,5% não é apenas um número, mas sim a esperança de dias melhores para os trabalhadores e suas famílias, permitindo-lhes enfrentar os desafios econômicos com mais dignidade e segurança. O movimento sindical continuará sua atuação incansável em prol desses direitos, e acreditamos que a sensibilidade e o reconhecimento da gestão municipal podem fazer a diferença para todos os envolvidos”.

Claudio Figueiredo

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *