Enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem fazem, nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30), uma paralisação e manifestação em defesa do piso salarial da categoria.
O Sinserv demonstra total apoio a categoria
Piso salarial da enfermagem
O tema – que impacta a vida de 1,3 milhão de profissionais – virou um cabo de guerra entre governo federal, municípios e hospitais privados. O piso salarial está em votação no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) até o fim desta semana.
Está em discussão a decisão individual do ministro Luís Roberto Barroso favorável ao pagamento da remuneração à categoria, mas com algumas condições.
O ministro Luiz Fux acompanhou nesta quarta-feira (28), junto com Alexandre de Moraes, o voto de Dias Toffoli pela regionalização do piso no STF. O voto também propõe que o piso seja referente à remuneração global, e não ao vencimento-base, podendo a remuneração ser reduzida proporcionalmente no caso de carga horária inferior a 8 horas por dia ou 44 horas semanais.
O julgamento no STF segue até o dia 30 de junho e ainda faltam os votos dos ministros Cármen Lúcia, Nunes Marques e André Mendonça. Existe a possibilidade de que algum ministro peça nova vista e suspenda o julgamento novamente. Por enquanto, o piso salarial segue valendo nas condicionantes impostas pelo relator Luís Roberto Barroso.
Fonte: G1 e Coren Bahia