destaques Notícias

Com reivindicações da Campanha Salarial, servidores de Jequié cumprem paralisação nacional

Servidores municipais de Jequié, sobretudo da base do SINSERV, paralisaram suas atividades nesta sexta-feira em adesão à mobilização nacional “10 de agosto – Dia do Basta”! O Movimento acontece em todo o país para lembrar o primeiro aniversário da Reforma Trabalhista, legislação aprovada pelo Congresso Nacional em 10/08/17.
 
Em Jequié, vários sindicatos liderados pela CTB organizaram um calendário de atividades paredistas, mobilizações e conscientizações sobre o Dia do Basta. Entidades e trabalhadores lutam em defesa do emprego, da aposentadoria, dos direitos trabalhistas, da estabilidade econômica e também pela conclusão das negociações salariais.
 
Agenda do SINSERV
No início da manhã (10/08) o SINSERV reuniu seu quadro de associados para uma assembleia geral, que aconteceu na Câmara de Vereadores/Jequié. Além das pautas específicas do movimento nacional, o público presente ainda se debruçou para analisar os rumos da Campanha Salarial 2018.
 
Pesa sobre o Município uma reunião com o sindicato para discutir sobre o pagamento retroativo. Isso já que o Governo ofereceu índice de atualização salarial na ordem de 1,81%, para agosto, contudo a categoria entendeu que a proposição ainda não seria suficiente para cumprir o Plano de Cargo. Portanto deliberando pela aceitação da proposta, mas sem abrir mão do retroativo referente à data base (março passado). As negociações salariais continuam em aberto.
 
Para concluir essa primeira etapa de paralisação, a categoria aprovou na manhã de hoje a unificação da luta em prol da Campanha Salarial com o SIND ACS/ACE – que também passa praticamente pela mesma situação de negociações salariais do SINSERV. Ficou acertado sobre uma reunião entre as duas entidades, que retornarão com uma assembleia unificada dos servidores na luta pelo retroativo.
 
Jequié: Dia Nacional de Luta
As atividades paredistas do “10 de agosto – Dia do Basta” concluíram o período da manhã com a apresentação de um ato público na Praça Ruy Barbosa. O movimento contou com a participação da CTB, APLB, do SINSERV, SIND BANCÁRIOS, SINDPAN, SIND ACS/ACE e SIND RODOVIÁRIOS, além de vários servidores municipais e demais trabalhadores.
 
De acordo com os organizadores, a presente data entrou para as efemérides da luta trabalhista brasileira. Hoje é o primeiro aniversário da aprovação da Reforma Trabalhista e, portanto, precisa ser lembrada pelos inúmeros retrocessos causados à população. É necessária uma reflexão sobre isso, observando os seus desfechos na sociedade.
 
“A classe trabalhadora não aguenta mais o cenário de crises, com taxas de desemprego alarmante, salários desvalorizados e o país sem rumo”, diz nota da CTB Nacional. É preciso que as pessoas estejam mobilizadas para dizer um basta aos retrocessos, um basta à supressão de direitos dos trabalhadores, um basta aos ataques à democracia e ao Estado Democrático de Direito.
 
Com esse mote, as entidades lideradas pela CTB Jequié/Região darão continuidade ao Dia Nacional de paralisação com uma agenda específica. A mobilização dos trabalhadores seguirá pela tarde com um debate aberto aos interessados sobre a Reforma do Ensino Médio, apresentado pela APLB. Já no período noturno, o Sindicato dos Bancários trará a Deputada Alice Portugal para um seminário sobre conjuntura nacional.
 
Antonio Argolo/SINSERV

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *