PSDB, PT e PV já buscam mobilizar filiados e simpatizantes pela internet durante a pré-campanha eleitoral. Aprovado pela reforma eleitoral, o uso da internet por meio de blogs e comunidades é uma das grandes novidades desta eleição.
A estratégia do PT para a campanha da ex-ministra Dilma Rousseff à Presidência é valorizar a participação espontânea dos eleitores, segundo o responsável pelas ações de internet na campanha do partido, Marcelo Branco.
Branco explicou que a ação petista terá como base a experiência utilizada na campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em 2008. A intenção é divulgar projetos e realizações do governo Lula e vinculá-los à imagem da pré-candidata. “Quem tem o que mostrar somos nós. Nossa orientação é para não cair na baixaria. Ficar chamando de ladrão, bandido e guerrilheira pega mal na globosfera”, afirma Branco.
Ele disse ainda que o blog da ex-ministra ainda não tem data para entrar no ar. “Tem apenas uma semana que ela deixou a Casa Civil. Estamos no tempo certo, discutindo a estratégia para uma campanha de alto nível”, disse. Branco informou ainda que a página pessoal utilizará um softwares livres, um programa de acesso ilimitado.
O PT abriu um cadastro em seu site para formar “militantes virtuais” e promete “informações exclusivas” a quem aderir ao grupo. Para fazer parte, é obrigatório informar nome e e-mail. O partido, que disputará a Presidência com a ex-ministra Dilma Rousseff, diz que os militantes vão colaborar “para manter o Brasil no rumo certo”.
‘Mobiliza PSDB’ Já os tucanos contam com o site “Mobiliza PSDB”, que reúne dicas para divulgar ações do partido por meio de blogs, do Twitter e em sites de relacionamento e para aumentar a visibilidade em sites de busca como Google. Também é possível baixar banners e logomarcas do partido.
“Não basta dar ‘bom dia’, fazer autopropaganda ou falar da agenda. Aliás, é bom evitar essas atitudes. Os usuários querem opinião pessoal, informações exclusivas e dicas de links legais. Tudo curto e objetivo e sem erros de português, é claro”, orienta uma seção com dicas para o Twitter, rede de microblogs bastante utilizada pelo presidenciável tucano, José Serra.
Já no blog “Rede mobiliza”, há dicas para os militantes e simpatizantes tucanos interagirem. Para quem vai a Brasília para o lançamento da pré-candidatura de Serra, neste sábado (10), o blog propõe que o internauta fale sobre sua viagem nas redes virtuais de que participa. Já para os “twitteiros”, a sugestão é customizar o perfil na rede com uma faixa #SerraDia10.