destaques Notícias

SINSERV oferece atendimento psicológico aos associados, parceria completa três anos

SINSERV e Consultório de Psicologia Especializada (COGNE) celebram três anos de convênio, pensando no acolher e no cuidar os servidores municipais da nossa base.

Essa parceria começou desde 2014, com os Psicólogos Jorge Sampaio e Gilson credenciados para atenderem ao quadro de associados e familiares do sindicato.

Ao longo desse tempo os profissionais realizaram várias consultas psicológicas com os servidores de Jequié e regional. Inclusive, participando das conferências de saúde, palestras coletivas e eventos de saúde mental, promovidos pelo sindicato. Saímos desses encontros com propostas de políticas públicas que priorizam a saúde do funcionalismo municipal. Isso já que não existem planos de saúde custeados pela gestão para atender ao seu quadro de pessoal.

A entidade acredita no resultado desse trabalho realizado em parceria com a COGNE. Muitas dessas demandas foram apresentadas pelos associados e logo conduzidas ao tratamento e às mesas de negociações com os gestores dos municípios onde atuamos. Infelizmente a classe trabalhadora ainda enfrenta muitos problemas de saúde mental, diante da própria implicação do mundo do trabalho, sobrecarga de atividades, acidentes, situações de atentado à vida, relações interpessoais, problemas de alcoolismo, uso de drogas, doenças degenerativas, entre outros. Portanto, resultando em transtornos mentais.

Os profissionais que estão na ponta do atendimento à população são os mais afetados, pois estão para servir e cuidar do outro. Contudo, não existe uma política voltada para o bem estar mental desses cuidadores, muitos adoecem pelo estresse e repetições do trabalho cotidiano. Falta estratégias do poder público para cuidar de quem cuida.

De acordo com a COGNE “mais uma vez o sindicato se renova, não só pensando na luta economicista, mas também no acolher, proteger e cuidar da saúde mental de quem cuida”.

Informamos aos associados que as consultas psicológicas são gratuitas e já estão disponíveis. Para agendá-las basta acessar as regras de atendimento e/ou procurar o sindicato no expediente comercial.

Antonio Argolo/SINSERV

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *