Atendendo as prerrogativas do Sistema Único de Saúde (SUS), a Unidade Básica de Saúde do Campo da América elegeu seu Conselho Local de Saúde (CLS) no início de julho, 2014. A entidade foi composta pelos representantes dos usuários, trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviço de saúde.
No dia 31 de julho o CLS da UBS Campo da América reuniu com a sociedade, militantes sociais, representantes de classes e conselheiros de outras unidades de Jequié para instituir o Fórum Permanente de Controle Social da Saúde.
A entidade não tem nenhuma vinculação partidária. A sua finalidade é interesse discutir a melhoria no atendimento de serviços prestados e enfrentar as questões que envolvem a saúde pública de Jequié.
Na opinião de Evandro – CLS Campo do América, a meta é expandir essas ações: “Estaremos ampliando a participação popular, convidando e estimulando a mobilização e a cooperação entre si de outras Instituições dos Movimentos Sociais, Defensores dos Direitos Humanos, Pastorais, Organizações de base comunitárias, novos Sindicatos de Trabalhadores, Associações, Conselhos, ONGs e usuários do SUS, bem como de pessoas que defendem a implementação do SUS de acordo com os princípios constitucionais de universalidade, integralidade e gratuidade das ações de assistência, recuperação e promoção da saúde”.
O convite é extensivo às Unidades de Saúde do município, que não têm Conselho Local, para participar do Fórum da Saúde – Jequié, escolhendo um representante dos servidores e dos Moradores vinculados às militâncias sociais.
A entidade mantém um blog na internet para maiores informações e veiculação dos serviços se saúde, que são disponíveis para a comunidade.
Fontes:
http://observatoriosocialjequie.blogspot.com.br/
http://conselho.saude.gov.br/apresentacao/historia.htm