Notícias

“SESAB ADOTA TODAS AS MEDIDAS PARA ENFRENTAR A GRIPE SUÍNA”.

A gripe suína, conhecida também como H1N1, se alastra por todo mundo e também no Brasil. Em relação aos outros estados brasileiros, a quantidade de casos notificados na Bahia – ocorridos em Salvador – ainda não é muito grande. Porém, a doença preocupa aos brasileiros de todos os municípios, como Jequié. Por isso, o GICULT entrevistou o sr. Gilmar Vasconcelos, diretor do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), para ele falar sobre o assunto e também sobre as condições da unidade atender pacientes acometidos pela gripe A.

GICULT: A gripe suína começou repentinamente no México e se espalhou por vários países, já ocasionado um número considerável de mortes. Como estão as condições de tratamento dessa doença na Bahia? O HGPV pode atender pacientes contaminados por esse vírus?

GILMAR: A SESAB tem dado a importância devida ao assunto, adotou todas as medidas estabelecidas pelo Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza, bem como o de enfrentamento da Influenza em Portos e Aeroportos no período de contenção, além de notificação e investigação dos casos suspeitos. A maioria dos casos tem sido da forma leve e branda e não tem requerido internação hospitalar. O hospital de referência na Bahia para os casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave é o OCTÁVIO MANGABEIRA, o qual ganhou mais 8 leitos de UTI com isolamento, no último dia 23/07.O Hospital Geral Prado Valadares pode sim atender pacientes acometidos pelo vírus A H1N1. O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) tem organizado capacitações para os profissionais e participado de reuniões em Salvador, promovidas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SESAB. O HGPV vem se preparando para a pandemia de influenza desde 2008 quando elaborou o seu Plano Operativo Assistencial.Quando começar a surgir casos para internação e o número de pessoas acometidas for pequeno manteremos em quartos de isolamento, ao extrapolar o número de quartos privativos, será estabelecido o isolamento por coorte, ou seja, serão separados em uma mesma enfermaria ou unidade os pacientes com infecção por influenza. Se existir um grande número de pacientes infectados, será definida área específica do hospital para isolamento dos casos, mantendo uma distância mínima de 1 metro entre os leitos.

GICULT: Quais os sintomas principais que indicam que a pessoa pode estar com essa gripe? O que fazer para evitá-la?

GILMAR: Os sintomas da Gripe A são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38º C, tosse, dor de garganta, coriza e espirros freqüentes. Gestantes, portadores de Hipertensão Arterial e de Doenças Respiratórias são os três grupos que correm maiores riscos de óbito.As medidas de precaução e controle a serem adotadas de acordo com as orientações do Ministério da Saúde são as seguintes:Para pessoas com suspeita de contaminação:• Higienizar as mãos com água e sabonete após tossir, espirrar, usar o banheiro e antes das refeições;• Não compartilhar objetos de uso pessoal e alimentos;• Permanecer sempre que possível em sua residência;• Ficar em repouso, utilizar alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.Para familiares e cuidadores:• Evitar aglomerações e ambientes fechados (manter os ambientes ventilados);• Higienizar as mãos frequentemente;• Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas.Para a população em geral:• Não há necessidade de usar máscara;• Evitar aglomerações e ambientes fechados (manter os ambientes ventilados).

Por Gidasio Silva  

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *