Depois de mais de quatro meses, o horário de verão está chegando ao fim. Neste sábado (25), antes de dormir, os baianos devem atrasar seus relógios em uma hora. Afinal, às 0h deste domingo (26), termina a medida que adiantou em uma hora os ponteiros desde o dia 16 de outubro.
Em setembro, representantes do Fórum Empresarial lançaram a campanha “Eu quero + 1 hora no meu dia”. Os empresários manifestaram o desejo do ajuste dos ponteiros na Bahia e apresentaram uma pesquisa realizada com 800 pessoas de Salvador e Região Metropolitana, que revelou que 49% dos entrevistados acreditam que o horário de Verão pouco influenciaria na rotina. Além disso, 68% das pessoas associaram o maior tempo de claridade à possibilidade de lazer. Outros 57% avaliaram positivamente o alinhamento dos horários bancários e atividades de turismo com as outras regiões.
O horário de verão não foi bem visto por algumas categorias trabalhistas. No final do mês de setembro, o Sindicato dos Rodoviários entregou uma carta ao governador Jaques Wagner mostrando-se contrário a adoção do horário de verão no estado. A entidade argumentava que o ajuste nos ponteiros traria riscos à saúde e à segurança dos trabalhadores, assim como a possibilidade de aumentar os índices de violência.
(Correio da Bahia)