Notícias

Tentativa de fundação sindical é desarticulada em Itabuna

Na última segunda-feira, 30, aconteceu na cidade de  Itabuna uma assembleia que tinha como cunho a criação de um sindicato representante dos servidores municipais ligados à saúde dos municípios do sul e extremo sul da Bahia. Este edital foi proposto pela então presidente do Conselho Municipal de Saúde de Itabuna que, junto a pessoas ligadas a CUT, publicaram um edital convocando os servidores dos municípios do sul e extremo sul da Bahia para comparecerem na sede do sindicato do sintsef a fim de apreciarem a proposta de criação de uma nova entidade.

No entanto, o edital não levou em consideração os sindicatos representativos da categoria já existentes nos municípios convocados; Com a criação de uma nova entidade iria ferir o principio da unicidade sindical presente na Constituição Federal que não permite a criação de nova entidade representativa de categoria onde já existe. Desta forma, os sindicatos dos municípios presentes do edital compareceram à assembleia para dizer que não aceitavam a criação de um novo sindicato.

 

Neste processo foi solicitado a presença do SINSERV/Jequié que prontamente se valeu dos diretores Paulo da Hora, Renne Souza, Venicio Lucena e Vilma Conceição que se propuseram a ajudar os companheiros do SINDSERV/Itabuna na perspectiva de barrar a formação de uma nova entidade indo de encontro com o sindicato já existente e totalmente legalizado.

Com a presença maciça dos servidores que não queriam a criação de um novo sindicato, os idealizadores se ausentaram e não realizaram a assembleia de fundação, com isso, os sindicatos presentes realizaram uma assembleia no mesmo local e aprovaram a não criação de uma nova entidade representante dos servidores.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *