A Secretaria de Cultura da Bahia deu início ao processo de realização da IV Conferência Estadual de Cultura no mês de julho com a realização de conferências municipais. Durante os dias 18 e 19 de outubro (terça-feira, ás 18h, e quarta-feira, ás 8h), Jequié sediará a Conferência Territorial de Cultura. A cidade será o ponto de encontro de artistas, dirigentes municipais de cultura, produtores culturais, professores, estudantes, fazedores e agitadores culturais dos 16 municípios que compõem o Território Médio Rio de Contas.
A abertura do evento ocorrerá no Centro de Cultura de Jequié, a partir das 18 horas, do dia dezoito, com o credenciamento dos participantes. A abertura da Conferência Territorial de Cultura contará com a participação de autoridades municipais e do estado da Bahia e com a apresentação de grupos culturais.
As atividades do segundo dia acontecerão no mesmo local.A conferência é o “lugar” de encontro da sociedade com o poder público, configurando-se como uma instância de consulta que já se notabiliza por ser instrumento de escuta e deliberação. A tarefa dos participantes na Conferência é a construção do Plano Territorial de Cultura.
Coletivamente e por meio do diálogo, os conferencistas irão propor políticas públicas a partir das demandas socioculturais. É a democracia ativa e direta sendo praticada pela Bahia afora.
As demandas levantadas a partir das prioridades definidas nos Planos Municipais, Setoriais e Territorial de Cultura se constituirão em efetiva elaboração do Plano Estadual de Cultura. Por isso, o tema da IV Conferência de Cultura da Bahia: “Planejar é Preciso – Consolidação dos Planos de Cultura”.