O Conselho Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira, 20 de julho de 2011, no auditório da Secretaria de Saúde, uma pré-conferência com abordagem consultiva de trabalhadores de saúde, tendo em vistas a 6ª Conferência Municipal de Saúde que será realizada em agosto deste ano. Na pauta, discussão da problemática enfrentada pelos trabalhadores de saúde.
Profissionais de saúde, sindicalistas e profissionais do setor privado debateram sobre a questão em pauta e apresentaram propostas para melhoramento da qualidade dos serviços do SUS – Sistema Único de Saúde, tanto para os usuários em geral como para os trabalhadores de saúde e sobre segurança no trabalho, já que a falta deste, resulta em acidentes e conseqüentemente a busca pelos serviços SUS.
Todos chegaram ao entendimento de que a discussão é ampla e complexa, e que envolve não apenas os gestores públicos, profissionais de saúde, sindicalistas e outras entidades, mas, com toda convicção, a sociedade.
Foram abordados temas como: atestado médico, pericia médica, acidentes de trabalho, informalidade, proteção coletiva entre outros. Uma estatística apresentada pelo CEREST chamou a atenção – “80% dos acidentes de trabalhos registrados no HGPV são de proporções leves, porém, foram identificados que a maioria dos acidentados trabalha na informalidade”, conseqüentemente, sem nenhum seguro previdenciário.
As propostas aprovadas durante a reunião serão apresentadas no dia da realização da Conferência.
A Conferência Municipal de saúde está programada para os dias 4, 5 e 6 de agosto de 2011, no auditório Waly Salomão, UESB.