Notícias

Dilma Rousseff dará resposta do governo ao Grito da Terra

Em função da recente viagem que fez ao exterior, o que complicou a agenda, e os problemas em torno da CPI da Petrobras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva designou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para dar a resposta nesta quarta (27) do governo à pauta de reivindicação do Grito da Terra Brasil (GTB) 2009.  Além dela, estarão na reunião com as lideranças do movimento os ministros da Secretaria-Geral, Luiz Dulci, do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e do Meio Ambiente, Carlos Minc. Após a audiência no CCBB, os dirigentes da Contag e os ministros vão anunciar os resultados das negociações aos cerca de cinco mil trabalhadores rurais acampados na Esplanada dos Ministérios.  

Governo e dirigentes do movimento estão negociando há 12 dias. No período foram realizadas 40 reuniões com 38 órgãos – ministérios, secretarias e autarquias. A pauta de 203 itens foi entregue ao presidente. Conforme o Vermelho antecipou, o governo vai anunciar o descontingenciamento de recursos do Orçamento deste ano para a assistência técnica. O movimento reivindica nessa área o aporte de R$ 200 milhões.  Além disso, os representantes dos movimentos sociais no campo serão convidados a fazer parte no Ministério da Integração de uma comissão que estuda políticas públicas que beneficiem as vítimas das secas, enchentes e estiagens no Norte, Nordeste e Sul do país. O Grito da Terra reivindica, entre outros pontos, o assentamento 250 mil famílias por ano, até 2010, a reformulação da lei da safra, financiamento com prazo de 30 anos e cinco meses de carência, elevação do crédito para até R$ 100 mil por famílias e a retomada do Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA). 

Além disso, o movimento quer a imediata publicação da portaria interministerial para a atualização dos índices de produtividade e revogação da Medida Provisória 2.183/2000 que criminaliza a luta pela terra e impede a reforma agrária em áreas ocupadas por trabalhadores e trabalhadoras rurais. 

De Brasília com informações da Agência Contag de Notícias

Matéria extraída do site WWW.vermelho.org.br

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *