destaques Eventos Notícias

Jequié sediará Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, segunda-feira 16/11

Mateus aleluia
Mateus Aleluia, do antigo grupo “Os Tincoãs”, será a atração de abertura do V CBPN – Foto: Antonio Argolo (2012)

Está chegando o Dia da Consciência Negra. A data é celebrada em todo o país em 20 de novembro, marcando assim as reflexões sobre a morte de Zumbi dos Palmares e o fortalecimento da consciência sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Em Jequié essas celebrações são realizadas pelo ODEERE – Órgão de Educação e Relações Étnicas na UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, entre os dias 16 a 20 de novembro.

Neste ano o ODEERE está realizando a tradicional Semana de Educação da Pertença Afro-brasileira (que já completa sua 11ª edição) e sediando o V Congresso Baiano de Pesquisadores Negros. Também estarão acontecendo nesse período o IV Encontro Estadual de Educação das Relações Étnicas e o II Seminário do Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade com o tema “Produções Culturais Afro-Brasileiras e Diversidade: territorialidades, histórias e saberes”.

A parceria entre o ODEERE e a APNB – Associação Baiana de Pesquisadores Negros tem sido importante ao promover o V CBPN. Permitindo a reunião de vários pesquisadores, professores e alunos da Bahia e de outros Estados brasileiros, bem como as pessoas da comunidade que são interessadas pela temática.

Os eventos começam na segunda-feira (16/11) a partir das 8:30 da manhã e a abertura oficial terá início às 18:00 no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, com a apresentação musical de Mateus Aleluia.

A programação prossegue nos demais dias até sexta-feira (20/11) e incluirá palestras, Grupos de Trabalhos (GTs), conferências, minicursos, oficinas, mostras de fotografia/vídeo e apresentação artísticas. Nossa intenção é dar visibilidade às pesquisas, estimular a produção e divulgação de novos estudos que contribuam para promover as discussões sobre relações étnicas e raciais entre universidade e comunidade.

As inscrições estão abertas para toda a comunidade através do site V CBPN e também na sede do ODEERE, em Jequié, até o dia 16 de novembro.

http://www.uesb.br/eventos/cbpn/
‪#‎cbpnEuVou‬

mateu_show

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *