Notícias

Caminhoneiros baianos fundam sindicato na luta por postos de trabalho

Cerca de 150 trabalhadores estiveram reunidos, no último domingo (11), na Assembleia de fundação do Sindicato das Empresas e Autônomos de Transportador Rodoviário Intermunicipal de Veículos das Cidades de Camaçari, Dias D’Ávila,Candeias, Simões Filhos, Lauro de Freitas e Salvador (Sintrav-BA). Durante a assembleia, os motoristas cegonheiros aprovaram, por unanimidade, o estatuto e a filiação da entidade a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), além de eleger a direção do sindicato.

De acordo com o presidente eleito, João Batista, o Sintrav-BA nasce com o objetivo de solucionar uma antiga demanda. “Há mais de oito anos, desde que a Ford instalou sua fábrica na Bahia, os carreteiros baianos são impedidos de transportar os veículos da montadora. Portanto, fundamos este sindicato para fortalecer a categoria e buscar apoio político. Já temos o apoio da CTB e vamos encampar esta luta para rodar na Ford”, explicou.
O coordenar de Comunicação da CTB, na Bahia, Renato Jorge Pinto, participou da assembleia representando a direção nacional da CTB e destacou a importância de organizar os carreteiros na luta pelos postos de trabalho gerados no estado. “Para a CTB é uma grande honra estar na fundação deste sindicato que mostra a organização dos trabalhadores para enfrentar uma situação esdrúxula, onde profissionais qualificados, que possuem seus caminhões são impedidos de transportar as frotas de veículos produzidos na Ford, aqui de Camaçari.

A Bahia é um estado que tem recebido montadoras, é um setor que cresce no estado e é preciso que o trabalhador baiano tenha garantida sua força de trabalho. Este um sindicato que nasce com garra, com luta, e é uma conquista importante não só para a CTB, mas para a classe trabalhadora”, disse Renato.

A fábrica da Ford, instalada na cidade de Camaçari, tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano. Além desta, a montadora chinesa, Jac Motors, assinou contrato com o governo do estado no último mês de novembro para a construção de uma de suas unidades na Bahia, ampliando o número de veículos a serem transportados pelos cegonheiros baianos.

Fonte: CTB-BA 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *