O SINSERV e SIND ACS/ACE apresentaram pela manhã (16/07), na Câmara Municipal de Vereadores, uma plenária com as manifestações dos trabalhadores em saúde. O evento contou com uma mesa de abertura mediada por Venício Lucena (CTB) e formada por várias entidades sindicais representadas por Erlon (SIND ACE/ACE), Maria Neide (SINSERV), Silvino (CMS), Jorge Sampaio (DIRES) e Orlaneide (SIND SAÚDE).
Após a abertura oficial os trabalhos seguiram com a apresentação de uma palestra por Roseli Cardoso, abordando a participação da sociedade na fiscalização dos serviços de saúde. A palestrante enfatizou para os presentes que o cidadão precisa exercer seus direitos políticos através da ação, preposição e do controle sobre as questões de saúde. Essa garantia de intervenção social é instituída através da Lei 8.142/1990, que, inclusive, autoriza a criação e funcionamento dos Conselhos e das Conferências de Saúde como instâncias de controle social do SUS. Principalmente, em ouvir a sociedade e levantar os principais problemas que precisam ser solucionados.
O evento de hoje foi marcado pela participação dos trabalhadores em saúde da Prefeitura Municipal de Jequié e do Estado da Bahia. Ao final da plenária foram identificadas, aproximadamente, trinta questões a serem apresentadas e debatidas pelas referidas entidades sindicais no 7ª Conferência Municipal de Saúde.
A Conferência será realizada ainda neste mês. Ela consiste num fórum máximo para discussão dos problemas de saúde identificados nas demais pré-conferências, que já estão sendo concluídas em Jequié durante esta semana.
Antonio Argolo/SINSERV