destaques Notícias

Firmes na luta. 08/março: Dia Internacional da Mulher!

8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Data importante para lembrar as conquistas políticas, econômicas, sociais e fortalecer a luta da população feminina para o enfrentamento aos desafios do mundo moderno. Isso porque a violência contra a mulher perpassa ao tempo e se apresenta de várias formas, logo precisa ser combatida com mais respeito, oportunidades e igualdades de direitos entre os gêneros.
 
Para as defensoras dos direitos das mulheres, o momento presente é definido por uma crise generalizada. Forças políticas reacionárias estão crescendo e apresentando-se como uma solução para a crise, contudo sem um diálogo efetivo com as partes envolvidas. Também falta representação diante de um número pequeno de mulheres atuando na política.
 
No mercado de trabalho, segundo dados do BlogFolha, as mulheres representam 43,8% do trabalho formal do Brasil. E as diferenças entre mulheres e homens não param por aí, mormente, quando se constata que também há uma diferença a menor em relação aos salários pagos.
 
É necessário falar sobre os concursos públicos, nos critérios de seleção e do preconceito nos processos seletivos, que é a principal forma de ingresso de profissionais no trabalho. Da mesma forma criando condições de carreira e uma vida profissional que permita uma qualidade de vida para atender a quem necessita da força de trabalho.
 
Na esfera social parece que o enfrentamento precisa ser maior, por conta de uma cultura machista e as diferentes formas de violência que se espalha e atinge todas as áreas. Conforme o Fórum Brasileiro de Segurança Pública o assédio atinge 37% das mulheres no país. Um problema preocupante porque pode ter origem dentro da própria família e acompanhar toda a trajetória percorrida pelas mulheres aonde quer que ela esteja.
 
No Brasil, os movimentos feministas e sindicais lutam pelo fim da violência contra as mulheres em suas diversas formas. Para o SINSERV essa luta é importante para construir ambientes com responsabilidades e respeito mútuos, que promovem qualidade de vida e bem-estar, fazendo homens e mulheres terem a mesma sensação de pertencimento, principalmente nas relações de trabalho.
 
Firmes na luta. Feliz Dia Internacional da Mulher!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *