Notícias

Comandante da PM em Conquista convoca articulador de manifestações na cidade

O comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar (PM) de Vitória da Conquista, Jorge Ubirajara Pedreira, determinou, nesta quinta-feira, 13, que o diretor do órgão de defesa dos PMs no município (AJUSPM), David Salomão, se apresente na sede do Comando. Salomão é um dos principais articuladores das manifestações de parentes do policiais presos acusados de participação em 11 homicídios e três desaparecimentos.Salomão, que é advogado e PM, resistiu a acompanhar o capitão Pinheiro e mais quatros PMs que tinham ordem de encaminhá-lo para o 9º Batalhão.

Além disso, um grupo de manifestantes cercou a viatura do capitão, impedindo o cumprimento da determinação. Salomão seguiu em carro próprio para o Comando, onde se apresentou por volta de 10h50, depois que os policiais que deveriam conduzi-lo retornaram ao 9º Batalhão. Cerca de 70 familiares e amigos de PMs aguardam do lado de fora do comando uma posição sobre a convocação de Salomão.

A PM ainda não se posicionou oficialmente sobre o motivo do chamado, mas fontes no 9º Batalhão informaram que Salomão foi chamado para depor porque teria faltado a escala de plantão nesta quinta no distrito de Batuque, zona rural de Vitória da Conquista. O policial alega que trabalhou na noite desta quarta e que, portanto, não teria cometido crime militar de abandono de serviço. Salomão, antes de seguir para o Batalhão, disse que temia que a convocação fosse transformada em prisão administrativa por insubordinação.

Manifestações – Nos últimos dias, parentes, amigos e colegas dos 10 PMs presos protestaram contra a detenção dos policiais. Eles querem a revogação da decisão judicial de prender os PMs, questionam a investigação do Ministério Público (MP) e a forma como os policiais foram detidos.

A Tarde

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *