destaques Notícias

Entidades sindicais e Conselheiros discutem situação financeira do IPREJ com a Secretaria de Saúde

Antonio Argolo/SINSERV, com informações e fotografia da APLB Sindicato.
 
Na tarde da última quarta-feira (23/01) os representantes da Diretoria da APLB Sindicato/Jequié participaram de uma reunião com a Gestão da Saúde para discutir a situação financeira do Instituto de Previdência de Jequié – IPREJ. Nessa mesma reunião, foi formada uma Comissão de Mobilização em Defesa do Instituto, que contou com a participação do SINSERV e SINDACS/ACE, além dos Conselheiros de Saúde, Servidores (ativos e inativos) e representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
 
Segundo informações da comunicação da APLB, a pauta principal tratou sobre a “Dívida da Secretaria Municipal de Saúde e o não cumprimento do quinto dia útil do mês nos pagamentos dos segurados do Instituto de previdência”. Situação que justificou a necessidade da unificação das entidades, sobretudo diante da ausência de informações a respeito do repasse de verbas e também sobre o montante da dívida da SMS a ser paga pelo Gestor Municipal.
 
A partir dos dados informados pelo IPREJ em abril/2018, a Professora Caroline (APLB) identificou que desde aquele período a dificuldade financeira do Instituto já vinha apresentando um desequilíbrio entre receita e despesa. Isso se agravou devido ao atraso no repasse que deveria ser feito pelo Prefeito, referente ao valor patronal e dos descontos de previdência na folha dos servidores. Contudo não se sabe como estão as finanças atuais e como vai ser o pagamento da folha dos inativos deste mês, isso já que o Instituto não esteve presente na reunião, lamentou Venício (SINSERV).
 
Para os representantes da Secretaria Municipal de Saúde, a dívida da pasta com o IPREJ está avaliada em R$ 13.889,40. Foi informado que o atual Secretário tem reunido esforços para cumprir a obrigação, mês a mês, mas por não ter autonomia financeira a referida demanda é apresentada ao Governo que busca uma melhor forma de resolução do problema.
 
A partir dessas discussões, as entidades concluíram a reunião com os principais encaminhamentos:
 
1. Conselho Municipal de Saúde irá formalizar a solicitação dos dados da dívida;
2. Conselheiros do Conselho do IPREJ pressionarão o Presidente do IPREJ para tomar posse com urgência e também solicitarem formalmente dados da dívida da SMS para com o IPREJ;
3. Formação de Comissão Mista de Acompanhamento e Defesa do IPREJ;
4. Realizar uma reunião da Comissão Mista no dia 12 de fevereiro;

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *