destaques Notícias

Em protesto aos cortes nos salários, servidores municipais de Jequié paralisam por 24 horas

Paralisação do SINSERV em frente à Prefeitura. Foto: Vilma Brito
Os servidores municipais de Jequié, base do SINSERV, estão com as atividades paralisadas nesta segunda-feira (19). A categoria passou toda a manhã na porta da Prefeitura para cobrar do Prefeito Sergio da Gameleira a restituição dos valores descontados em folha, então apontados pela gestão como “inconsistências” administrativas. Situação que pegou os efetivos de surpresa, atingindo a totalidade de servidores, com redução expressiva no último salário de outubro.
 
Entenda sobre os cortes
Muito embora a gestão justifique os cortes a partir do resultado de uma auditoria na folha de pagamento (início de janeiro) somente na última quarta-feira (14) o relatório foi entregue aos sindicatos. O documento, apresentado tardiamente, agora em análise pelo corpo jurídico do SINSERV, apenas engrossou a indignação dos servidores que não aceitam a retirada dos direitos conquistados ao longo da vida funcional.
 
Pela avaliação – a partir da mudança da base de cálculo e do pagamento de incorporações e adicionais de insalubridade e periculosidade, entre outros -, as atitudes administrativas do Prefeito atingiram, de maneira grosseira, a vida financeira de todos os servidores.
 
Desde a semana passada, houve grande movimentação de funcionários nos diversos setores da Prefeitura para fazer o levantamento das perdas salariais. Servidores idosos, inclusive Coveiros, pessoal de limpeza e outros que fazem jus ao adicional, enfrentando longas filas para requisitar documentos e provar ao Prefeito porquê recebem “insalubridade”. Isso já que muitos deles foram notificados pela gestão para responder Processos Administrativos.
 
Paralisação do SINSERV. Foto: Vilma Brito
A mobilização da categoria
Apesar de estar disponível ao diálogo com o Executivo, o SINSERV concentra esforços para uma batalha jurídica. Estamos recebendo os associados em regime de plantão, já reunindo um volume imenso de processos judiciais para atender a lide contra a Prefeitura.
 
A paralisação de hoje foi apenas uma etapa, que vai ser ampliada com os servidores da APLB e SIND ACS/ACE também prejudicados com os cortes. Os sindicatos já se mobilizam para a construção de uma luta unificada. Hoje (19) o SINSERV voltará à Câmara de Vereadores para reforçar o pedido feito pelos Edis para que o Prefeito utilize a tribuna para apresentar à população o relatório da auditoria, quais foram as inconsistências encontradas na folha dos efetivos e como serão tratadas. Cobramos ainda as auditorias nos demais cargos e nos contratos terceirizados… afinal, por que esses gastos são escondidos da população?
 
O SINSERV pede os servidores que continuem mobilizados para a luta. Tão logo estaremos publicando novas convocações sobre o assunto, que inclui assembleias gerais com vistas à paralisações.
 
Antonio Argolo/SINSERV

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *