Notícias

Ibope: Dilma sobe oito pontos; Serra cai dois

Pesquisa Ibope/Diário do Comércio, divulgada nesta quinta (18), mostra que a diferença de intenção de votos entre os pré-candidatos à Presidência José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) diminuiu ainda mais.

De acordo com a sondagem, Serra, que em dezembro tinha 38%, agora caiu para 36%. Já Dilma, passou de 17% para 25%. Significa que o tucano perdeu dois pontos percentuais, enquanto a petista subiu oito, confirmando uma tendência já resgistrada em pesquisas anteriores de outros institutos.Na sondagem do Ibope, que foi realizada entre os dias 6 a 9 deste mês, está clara a polarização entre Dilma e Serra, uma vez que o deputado federal Ciro Gomes (PSB) aparece em terceiro lugar com 11%, seguido da senadora Marina Silva (PV) com 8%. O percentual de votos brancos e nulos somou 11% e dos que disseram não saber em quem votar atingiu 9%. No levantamento anterior, divulgado em 7 de dezembro, Ciro Gomes aparece com 13% dos votos e Marina Silva com 6%.

A nova pesquisa ouviu 2.002 eleitores em 144 municípios de todo o país e um nível de confiança de 95%. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

No cenário sem Ciro Gomes, a pesquisa Ibope/Diário do Comércio aponta José Serra com 41%, Dilma Rousseff com 28%, Marina Silva com 10%, brancos e nulos 12% e não sabem ou não opinaram 9%. Já na simulação de um eventual segundo turno entre José Serra e Dilma Rousseff, o tucano aparece com 47% e Dilma registra 33%. A maior rejeição apontada pela pesquisa é de Ciro Gomes, com 41%, seguido de Marina Silva com 39%, Dilma Rousseff com 35% e José Serra com 29%.

O povo quer continuidade

A pesquisa Ibope/Diário do Comércio avaliou também o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para 47% dos entrevistados, a administração de Lula é boa, para 29% é ótima, para 19% é regular, para 3% é péssima e para 2% é ruim.

A mostra indagou ainda o que os eleitores gostariam que o próximo presidente fizesse. Do total de entrevistados, 34% querem a total continuidade do atual governo, 29% querem pequenas mudanças com continuidade, 25% querem a manutenção de apenas alguns programas com muitas mudanças e 10% querem a mudança total do governo do País. Para 78% dos entrevistados, o presidente Lula é confiável, enquanto 18% disseram não confiar no presidente.

Com agências

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *