destaques Notícias

Pagamento de salário e de 13º é tratado entre governo e entidades sindicais

Festa Junina realistic Poster 01Diretores da APLB e do SINSERV participaram na manhã de hoje (11/10) de uma reunião com Maxuel Santana, Secretário Municipal da Fazenda da Prefeitura Municipal de Jequié. A pauta focou o pagamento mensal dos servidores ativos e inativos, bem como a situação do 13º salário.

Conforme já divulgado em nossas comunicações, desde a semana passada a Prefeitura ultrapassou o prazo destinado ao pagamento dos servidores lotados na Secretaria de Saúde e dos inativos ligados ao IPREJ. Fato que gerou grande insatisfação entre a categoria, sobretudo os aposentados, pensionistas e beneficiários do auxílio doença – esses últimos ainda continuam esperando o dinheiro ser disponibilizado.

Até o início da manhã de ontem ninguém conseguia entender o que se passava em relação à folha de pagamento do mês, pois não havia comunicação oficial sobre o assunto. Durante a reunião de hoje foi informado que a Prefeitura enfrenta sérios problemas financeiros.

Muitos deles gerados pela queda no repasse dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e pela greve dos bancos, inclusive a folha de pagamento de pessoal já opera com recursos suplementares relacionados ao mês seguinte. FATOR PREOCUPANTE!

As entidades sindicais voltaram a alertar sobre a falta de planejamento do município para resolver essas questões. Identificamos que apenas parte dos recursos patronais foi pago ao IPREJ. Essa situação tem sido recorrente, desta vez penalizando os pensionistas e beneficiários do auxílio doença que aguardam o repasse da Secretaria de Saúde para receber o pagamento. É possível que isso aconteça a partir da quinta-feira (12).

Finalizamos a reunião com a garantia de que o pagamento dos ativos e inativos vai ser normalizado no próximo mês, recaindo no quinto dia útil de novembro. A APLB e o SINSERV aguardam um documento oficial com essas garantias.

Também aproveitamos para saber como anda o planejamento do 13º salário. A informação da Prefeitura é que já existe um levantamento com a possibilidade de pagá-lo em duas parcelas (novembro e dezembro). Contudo, o impacto dessa decisão será avaliado no decorrer do mês.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *