destaques Eventos

Moradores juntam-se ao controle social contra a precariedade da saúde municipal de Jequié

IMG_4720

Na manhã de sexta-feira (29/01) os moradores do Joaquim Romão saíram do bairro em caminhada até a Secretaria Municipal de Saúde para protestar contra a precariedade dos serviços oferecidos na UBS Almerinda Lomanto.

O movimento foi organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e Conselho Local do Joaquim Romão. Também contou com o apoio das entidades sindicais SINSERV e SIND ACS/ACE, bem como dos demais usuários de outras Unidades Básicas de Saúde que funcionam em Jequié e aderiram ao ato.

Após o protesto nas ruas, os participantes se concentraram em frente à Secretaria Municipal de Saúde, por mais de uma hora, onde reclamaram da falta de diálogo da gestão para discutir e resolver os problemas de saúde da comunidade.

Naquela oportunidade foi entregue um documento à Secretária da pasta, Juliana Caires, com várias assinaturas, indicando a insatisfação dos usuários em relação ao atendimento da UBS Almerinda Lomanto… Falta de medicamentos, cotas da CERAJ insuficientes para a demanda, falta de material hospitalar, material odontológico e de limpeza que tem afetado os serviços de curativo, preventivo, odontológico e outros, constam na reinvindicação apresentada no abaixo-assinado.

Segundo os manifestantes o documento oficializa a cobrança do direito aos serviços básicos de saúde, que são garantidos pela constituição federal. Caso os problemas não sejam solucionados pelo governo municipal, a intenção é retomar um novo movimento incluindo as comunidades de outras unidades de saúde de Jequié, onde a situação da saúde também não é das melhores.
Texto e fotos: Antonio Argolo/SINSERV

IMG_4704 IMG_4711

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *