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SINSERV inicia 2016 discutindo sobre o plano de saúde Unimed, o funcionamento é precário

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Os servidores públicos municipais da nossa base, usuários do Plano de Saúde Unimed, participaram durante a tarde de ontem (13/01), na Casa da Cultura, de uma assembleia solicitada pelo SINSERV com a empresa IGM.

A pauta teve como foco um debate sobre a situação do referido Plano. Até porque, desde o final do ano passado, o SINSERV tem recebido várias reclamações de servidores alegando a falta de atendimento dos serviços de saúde indicados pelo convênio Unimed, ausência de informações básicas, além de queixas sobre vários reajustes nos boletos emitidos pela IGM.

Segundo a administradora IGM, essa situação ocorreu devido à rescisão do contrato com operadora Central Nacional Unimed (CNU), que passou a ser substituída pela Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (FESP). Essa mudança entrou em vigor no início de janeiro, com a emissão dos novos cartões e dos códigos dos usuários fornecidos pela nova operadora, inclusive ajustes de valores.

A plenária se manifestou relatando as principais dificuldades apresentadas. Segundo os servidores, o Plano de Saúde Unimed administrado pela IGM estava funcionando com precariedade, pois faltavam serviços médicos e opções de clínicas conveniadas em Jequié. As discussões levantadas pelos usuários ainda apontou prejuízos caracterizados pela interrupção de tratamentos de saúde durante o período de saída da CNU.

O SINSERV saiu em defesa dos servidores, por entender que esses serviços de saúde não deveriam ser suspensos, tampouco haver mudanças de operadoras sem avisar com antecedência os contratantes. Portanto, consideramos que houve falhas da IGM em não comunicar essa situação ao sindicato e, inclusive, em não convocar os usuários para discutir a situação do plano.

Ainda consideramos abusivos os reajustes nos boletos emitidos durante este mês. Nesse sentido, ficou acordado com a IGM que esses valores excedentes serão devolvidos aos usuários a partir da próxima fatura. Recomendamos para as pessoas que pagaram boletos, precedidos por reajustes, a procurar a empresa IGM solicitando o reembolso. Em caso de dificuldades nesse procedimento, o SINSERV se coloca à disposição para ajudar os usuários.

A assembleia concluiu com a aprovação da categoria quanto à necessidade de proceder a um levantamento de novas operadoras, que apresentem valores mais acessíveis. Esses orçamentos serão apresentados para apreciação na próxima assembleia com o SINSERV e a IGM, dia 15 de fevereiro. A IGM se comprometeu a instalar uma sede própria em Jequié para sanar as dificuldades de informação diretamente com os usuários dos Planos de Saúde apresentados.

Texto e foto: Antonio Argolo/SINSERV

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