destaques Notícias

Servidores da base do SINSERV deflagram greve por tempo indeterminado em Jequié

IMG_6946

Está deflagrada  a greve dos servidores públicos municipais de Jequié. A deliberação saiu na tarde de hoje (21/09), numa assembleia geral realizada no auditório do Sindicato dos Bancários, quando a categoria decidiu aprovar um movimento paredista por tempo indeterminado.

O SINSERV tentou uma saída com o executivo para resolver a situação, mas não houve sucesso. Desde o início da manhã a diretoria do sindicato esteve reunida com o Secretário do Governo, o Diretor do RH, a Secretária de Saúde e o Controlador do Município para tentar negociar os cortes nos direitos trabalhista dos funcionários. A discussão avançou apenas na garantia do governo em tornar sem efeito os cortes nos adicionais de insalubridade e periculosidade. Isso até que seja formada uma perícia para emitir parecer técnico sobre a existência do direito ao benefício.

Por outro lado, foi informado que ainda continua suspenso o pagamento de hora extra, CET, RTI e diária, bem como o terço de férias. A ausência de outros secretários na mesa de negociação foi notada pelo SINSERV. Os debates deixaram claro que a autorização do corte nos direitos dos servidores pela Prefeita Tânia Brito foi uma atitude totalmente desnecessária e sem planejamento. Isso já que o funcionamento de grande parte dos serviços público depende das gratificações que foram suspensas.

Logo, concluímos que o executivo municipal não consegue formular, tampouco apresentar uma proposta concreta para resolver o problema do funcionalismo.

Como o avanço apenas em relação à insalubridade e periculosidade não contemplaram as reivindicações, os servidores entenderam que a única saída é a greve. A partir de agora vários serviços estão paralisados, até que a Prefeita Tânia Brito resolva esse problema criado por ela.

O SINSERV aprovou um planejamento das atividades grevistas, que se iniciarão nessa terça-feira (22) a partir das 08:00 da manhã: Protocolo de uma petição no Ministério Público, requerendo o retorno dos direitos suspensos; Ato em frente à Prefeitura Municipal de Jequié com a participação de todos os servidores; Solicitação de reunião e apoio ao Conselho Municipal de Saúde; Reunião com a CTB; Participação na sessão na Câmara de Vereadores.

Solicitamos à categoria que esteja presente nesse ato fortalecendo as deliberações encaminhadas em assembleia.

Texto e fotos: Antonio Argolo/SINSERV

IMG_6937 IMG_6908

 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *