destaques Notícias

V CBPN abre inscrições para apresentação de trabalhos

PesquisadoresNegros_BannerWebJá se encontram abertas, e vão até dia 28/06, as inscrições para apresentação de trabalhos no V CBPN – Congresso Baiano dos Pesquisadores Negros.

O evento acontecerá na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Campus de Jequié, entre 16 e 20/11/2015. E tem como tema “Produções culturais Afro-Brasileiras e diversidade: territorialidades, histórias e saberes”.

Essa é a primeira vez que o CBPN acontece em Jequié e será articulado com o IV Encontro Estadual de Educação das Relações Étnicas, a XI Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira e o II Seminário do Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade, já organizados pelo Órgão de Educação e Relações Étnicas – ODEERE/UESB.

A parceria se apresenta como uma oportunidade ímpar ao reunir vários pesquisadores, docentes e discentes da Bahia e de outros Estados brasileiros, bem como, as pessoas interessadas pela temática.

Desde a sua primeira edição, o CBPN tem buscado atingir vários objetivos: promover intercâmbios sobre as experiências de pesquisas; tomar posições que implementem ações de participações efetivas nos debates sobre assuntos relacionados à africanidade e questões raciais; inventariar as áreas e temas de interesse dos pesquisadores negros; criar estratégias com vistas a buscar apoio e convênio com as instituições de fomento nacionais e internacionais; propor mecanismos de divulgação de resultados das pesquisas concluídas e em andamento; apresentar e participar de projetos e atividades de Programas de Graduação e de Pós-Graduação, que visem  contribuir para a implementação da Lei 10.639; fomentar o intercâmbio com instituições que estão discutindo temas ligados aos interesses das populações negras.

A programação dos eventos incluirá palestras, conferências, minicursos, oficinas, mostras de fotografia/vídeo e apresentação artísticas.

Nossa intenção é dar visibilidade às pesquisas, estimular a produção e divulgação de novos estudos que contribuam para promover o intercâmbio entre universidade e comunidade. Também garantir a ampliação de espaços para debate das investigações, propostas e reivindicações que possam contribuir para as reflexões sobre as diretrizes Curriculares Nacionais voltadas ao ensino de História e Culturas Africanas e Afro-brasileiras.

Acesse nosso site e veja mais sobre o V CBPN, as normas para apresentação de trabalhos, prazos para inscrição, Grupos de Trabalhos (GTs), informações sobre a cidade de Jequié, entrou outros assuntos.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *