destaques Notícias

SINSERV participa de evento alusivo ao Dia de Eliminação da Violência Contra a Mulher

Terça-feira (25/11) é o comemorado o “Dia Internacional pela Eliminação de Violência contra as Mulheres”. A efeméride fez parte de um evento realizado pelo Programa de Educação em Direitos Humanos da UESB/Jequié.
 
Ontem à noite (24) o programa apresentou, no auditório A Lenda, uma mesa redonda que contou com várias personalidades da luta em favor das mulheres. Estavam presentes autoridades dos direitos humanos, assistentes sociais, militante sindical, professoras, delegada de polícia e defensora dos direitos das lésbicas de Jequié.
 
Durante as apresentações as debatedoras trouxeram importantes dados de pesquisas, que evidenciam os principais problemas enfrentados pelas mulheres negras no Brasil e, sobretudo, em Jequié.
 
As informações comprovam que as políticas relacionadas sobre a mulher negra no país ainda é incipiente, diante das demandas sociais que o gênero étnico apresenta. Nesse sentido, em linhas gerais, vê-se que a mulher ainda precisa se reconhecer e assumir o papel político para lutar pelos seus direitos.
 
A Mulher no mercado de trabalho
O SINSERV esteve presente na mesa de debate. Maria Neide, presidente da entidade, falou sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho, especificamente na esfera pública do funcionalismo municipal. Neide apontou que esse setor ainda apresenta precariedade no atendimento às mulheres por conta das imposições do próprio sistema capitalista.
 
Para Neide, o mundo do trabalho ainda é associado ao universo masculino. E não são poucas as experiências que se observa em detrimento da mulher, sua ascensão trabalhista, as condições de assédio moral e sexual, a capacitação dessas pessoas para competir no mercado, etc.
 
Logo apontou para a importância de que essa cultura seja combatida. Em Jequié o SINSERV tem contribuído nessas discussões junto ao poder executivo e legislativo. Mas, ainda há muito para ser feito.
 
Texto e fotos: Antonio Argolo/SINSERV

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *