Notícias

Morre ex-presidente Itamar Franco

Morreu neste sábado (2), o senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG), 81 anos, pouco antes das 11h. Ele estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de uma leucemia.

O corpo do senador será transportado ainda hoje de São Paulo para Juiz de Fora (MG) e será velado na cidade e também em Belo horizonte. Os detalhes do velório e do enterro ainda estão sendo definidos pela família e por amigos.O estado de saúde de Itamar piorou ontem (1º) quando ele passou a respirar com a ajuda de aparelhos. Nesta semana, o senador foi internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein.Segundo o hospital, o tratamento quimioterápico contra a doença surtiu efeito, mas, posteriormente, o senador contraiu uma pneumonia, que se agravou.

A leucemia foi descoberta quando o senador realizou exames de rotina, após ser internado com sintomas de gripe forte e sinusite. Na ocasião, o hospital divulgou que o câncer estava “no seu início”. 

Trajetória – Itamar assumiu a presidência em 1992, após o impeachment de Fernando Collor. Ele comandou o país até 1994 e sua gestão foi marcada pelo Plano Real, que controlou a inflação e lançou uma nova moeda no Brasil. 
O ex-presidente foi senador por Minas Gerais em três mandatos e governou o Estado entre 1999 e 2003. Ele também foi nomeado embaixador do Brasil em Roma durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Itamar iniciou a carreira política em 1958 ao se filiar no PTB.

 

(A Tarde)  

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *