Notícias

Jequié se consolida como um dos principais destinos do São João da Bahia

No período de 23 e 25 de junho, jequieenses e visitantes tiveram a oportunidade de participar de mais um grande São João. A festa deste ano de 2011, mais uma vez, se notabilizou pela sua organização, excelente estrutura, segurança, grandes atrações, valorização das manifestações culturais e pela alegria e animação das pessoas. O sucesso do São João de Jequié é resultado de um trabalho planejado e participativo. Além do envolvimento de toda a estrutura administrativa da Prefeitura de Jequié, segmentos organizados da sociedade contribuíram para o seu êxito. A atuação dos forrós alternativos, da imprensa, de entidades representativas de setores da economia local também influenciou no brilhantismo da festa. 

Durante os três dias do grande São João da Praça da Bandeira, a multidão (cerca de 80 mil pessoas, de acordo estimativa da Polícia Militar) curtiu Elba Ramalho (artista homenageada pelo Município pela sua contribuição para o fortalecimento da cultural regional), Dominguinhos, Canários do Reino, Cavaleiros do Forró, Saia Rodada, Rosy & Banda, Lordão, Forrozão e outras atrações. 

Programação diversificada   

O São João de Jequié não se resume ao palco principal instalado na Praça da Bandeira. Todos os anos, a Prefeitura promove a Vila Junina na Praça Ruy Barbosa, numa maratona de 15 dias de muito forró pé-de-serra, brincadeiras tradicionais como pau-de-sebo, quebra-pote, cantigas, contação de histórias e apresentações de quadrilhas e de grupos teatrais. Afora isso, foi montada uma estrutura lateral, no antigo Mercado Municipal, onde três bandas por noite animaram o público. Neste ano, foi retomada a programação em bairros, distritos e povoados. A Prefeitura oferece toda a estrutura de palco, iluminação e contrata artistas, cabendo a comunidade a execução das atividades, que são supervisionadas pela própria Prefeitura. Os forrós alternativos, promovidos pela iniciativa privada, atraem milhares de pessoas todos os anos. Em 2011 não foi diferente. Graças a essa união de forças, hotéis e pousadas de Jequié registraram altos índices de ocupação no período junino. Os alternativos são: Forró da Budega, Forró da Margarida, Forro Namoral e Forró Amigos do Dan.

 Economia 

O impulso na economia do município com o São João começou a ser sentido no mês passado, quando as reservas na rede hoteleira começaram a ser feitas. O gerente do Hotel Máster contou que os pedidos foram feitos desde o dia 15 de maio. “Os mesmos hóspedes do ano passado voltaram. Quinze apartamentos foram ocupados somente com bandas”, diz. A maioria dos estabelecimentos contatados comemora ocupações de 100% durante o São João. Também foi sentido um aumento com relação ao ano de 2010, o que revela o crescimento do turismo na cidade, que tem festa organizada pela prefeitura desde o dia 14 de junho, conforme publicação do site Bahia Notícias.  Nesse período dezenas de casas são disponibilizadas para aluguel. “Esse é um evento que movimenta a cidade inteira, com destaque para as empresas prestadoras de serviços – rede hoteleira, bares, restaurantes, taxi, mototaxi, segurança, ornamentação, gráficas, além do setor lojista. Todos lucram com um evento dessa magnitude”, comentou o secretário de Cultura e Turismo, Robério Chaves. 

Fonte: Site da PMJ

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *