Notícias

Novos deputados e senadores tomam posse para mandato até 2015

Os 513 deputados eleitos no último dia 3 de outubro tomaram posse, nesta terça-feira (1º),
em sessão iniciada às 10 horas no plenário da Câmara dos Deputados. Eles têm mandato de quatro anos e ficam no parlamento até 31 de janeiro de 2015. Os novos deputados compõem a 54ª legislatura. Às 18 horas, os novos deputados se reúnem em sessão convocada para a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2011/2013.

O atual presidente da Casa, o metalúrgico de formação e ex-sindicalista Marco Maia (PT-RS),
é candidato à reeleição com o apoio de 21 dos 22 partidos. Os deputados vão eleger também dois vices-presidentes e quatro secretários, além de três suplentes.

A maioria da nova Câmara é governista. O PT tem a maior bancada, com 88 deputados. Em segundo lugar está o PMDB, com 78, seguido pelo PSDB, com 53; PP, com 44; DEM, com 43; PR, com 40; PSB, com 34; PDT, com 26; PTB, com 22; PSC, com 17; PCdoB, com 15; PV, com 14; PPS, com 12; PRB, com oito; PMN e PTdoB, com quatro cada um; PSOL, com três; PRTB e PRP, com dois; PTC e PSL, com um deputado.

No Senado, 54 novos senadores também tomaram posse em sessão iniciada às 10 horas. Deles, 17 tinham concluído seus mandatos e foram reeleitos; cinco já foram senadores e estão retornando; e 32 vão estrear na Casa. Ao lado dos 27 que ainda contam com mais quatro anos de mandato, eles elegem o presidente e demais membros da Mesa. O atual presidente, José Sarney (PMDB-AP) é candidato à reeleição.

Mensagem – A sessão solene do Congresso Nacional (deputados e senadores), nesta quarta (2),
às 16 horas, abre os trabalhos legislativos deste ano. Na ocasião será apresentada ao Congresso Nacional a mensagem presidencial, que poderá ser levada aos novos congressistas pela presidenta Dilma Rousseff.
Mais informações:


www.camara.gov.br
 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *