Notícias

Bom exemplo: Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom (RS) realiza plebiscito inédito no Brasil

Pelo décimo segundo ano consecutivo, o Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom realiza o seu tradicional Plebiscito do Orçamento Democrático, evento este que acontece de forma inédita no Brasil desde 1999 e representa avanços significativos no processo de transparência e radicalização da democracia. A votação estará acontecendo entre nos dias 03, 06, 07, 08 e 09 de dezembro nas portas de fábricas e na sede do Sindicato.

Desta maneira, a categoria poderá ajudar a direção do sindicato a escolher quais as prioridades e os investimentos do Sindicato para 2011, marcando um X em 4 (quatro) alternativas. Os itens que constam na cédula são os seguintes:1. Formação Política e Ideológica2. Salários/Dissídios3. Fiscalização4. Assistência Social5. Educação/Creches6. Moradia7. SaúdeSetor Jurídico8. Cultura9. Esporte e Lazer10. Emprego/Qualificação ProfissionalSegundo o presidente do Sindicato, Vicente Selistre, “O ano de 2010 está chegando ao final e com ele o momento do sapateiro, como de costume,  definir as prioridades do Sindicato para o ano que vem. A democracia e a participação dos trabalhadores no que deve ser feito e no que deve ser investido o dinheiro da categoria é um compromisso de nosso Sindicato desde o ano da Revolução Sapateira de 1990 e no ano  de 1999 numa demonstração aprofundamento da transparência e participação efetiva por parte da categoria e, claramente, da direção em fazer valer sua vontade”, observa.

Plebiscito inédito no Brasil

Os Sapateiros vivem um novo momento de luta, pois o Brasil vive um período de crescente avanço econômico, social e de melhora nos salários. Precisamos fazer refletir isto mais nos salários da categoria, bem como, em novos avanços sociais dentro e fora das fábricas.É buscando a construção de uma plataforma sustentável para os avanços da categoria que o Sindicato dos Sapateiros realiza esse plebiscito visando ampliar a participação dos trabalhadores e trabalhadoras junto ao seu sindicato.


Consulta da categoria

Neste ano haverá junto a cédula um espaço onde o sapateiro poderá fazer por escrito suas sugestões, reclamações, elogios, pedidos de providências, denúncias seja, de maus tratos, desrespeito as leis trabalhistas, serão frio, assedio moral ou sexual, abusos no banco de horas e outros tipos de irregularidades.Ainda na cédula o sapateiro poderá colocar suas reclamações relativas a cidade especialmente ao atendimento no setor Público (saúde, transporte, educação, creches, habitação e outros).O Conselho Geral, a direção e as coordenações internas se basearão neste Plebiscito/Consulta para fortalecer e planejar a luta sapateira no ano de 2011. A apuração do Plebiscito é aberta ao público e acontecerá na sede do Sindicato no dia 09 de dezembro a partir das 18h e 30min.

 

Fonte: Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom 

Extraído: portalctb.org.br

 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *